Como verificar o design gráfico do copo de papel com marca?

Guia passo a passo sobre como verificar o design gráfico, as cores e a prova do copo de papel impresso personalizado

1. Controlo dos aspectos técnicos

Percorrer todas as directrizes em todas as páginas do modelo de produto de marca relevante

Normalmente, estas coisas têm o seguinte aspeto (exemplo). Verificar cada uma delas passo a passo.

  • Prepare um ficheiro vetorial .pdf único, aberto e editável, com o trabalho artístico numa única camada separada.
  • Todos os elementos gráficos essenciais devem ser colocados na “área de segurança”.
  • O fundo do seu desenho gráfico deve preencher toda a “área de impressão”.
  • Dobrar o logótipo e os textos de acordo com a grelha de orientação, caso contrário os textos rectos parecerão dobrados no copo.
  • Todos os gráficos utilizados na conceção gráfica devem ter uma qualidade de, pelo menos, 300 dpi.
  • Coloque todos os gráficos no ficheiro, não os ligue.
  • Converter todos os tipos de letra em curvas.
  • Não utilizar linhas mais finas do que 1 pt. pois podem diferir da aparência no ecrã.
  • Cuidado com texto pequeno abaixo de 6 pt. bem como símbolos minúsculos como ©, ™, ®, etc., pois podem não ser legíveis.
  • Para a cor preta profunda utilizada no fundo de cor uniforme, utilizar C30 M30 Y30 K100.
  • Note-se que pequenas diferenças (até 20%) entre as cores podem ser pouco visíveis numa impressão final.
  • Utilizar apenas cores CMYK. As cores de outros espaços, como Pantone, RAL, etc., serão convertidas automaticamente para CMYK e os resultados dessa conversão não podem servir de base para uma reclamação.
  • Tenha em conta que os diferentes padrões, bem como as linhas horizontais que correm à volta da chávena, podem não se juntar na costura vertical da chávena. As deslocações verticais podem atingir alguns mm.
  • Devido à diferença do papel utilizado, a cor branca e a temperatura da camada exterior do copo podem diferir da camada interior, da embalagem e da selagem.
Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: rainbowcups design gráfico de copos de papel personalizados

2. Verificação das cores

A ciência da cor é uma matéria complexa

A avaliação das cores é um assunto muito complicado, uma vez que depende: da forma como percepcionamos as cores na nossa mente (ela processa-as, dependendo das cores e padrões vizinhos), da nossa idade (as pessoas mais velhas tendem a ver as cores de forma mais quente), do número de tipos de receptores de cores que temos no nosso olho (normalmente, toda a gente tem 3, mas há pessoas que têm 4 ou 2). No caso da prova impressa, depende da técnica de impressão, do substrato de impressão (tipo de papel ou plástico transparente) e da fonte de luz (uma vez que vemos a luz reflectida na impressão). No caso dos copos de plástico transparentes, isto também se torna complicado, uma vez que a cor impressa depende da cor por baixo (como o fundo branco adicionado para uma melhor refletividade) ou da cor da bebida servida no copo. No caso da avaliação das cores utilizando computadores, as coisas tornam-se ainda mais complicadas, uma vez que 99% dos ecrãs de computador não conseguem visualizar as cores de impressão (estão fora do seu espaço de cor). A técnica de impressão também é muito importante, uma vez que as cores definidas em CMYK não são definitivas, mas apenas as proporções das tintas a misturar. Para além disso, existem tolerâncias de impressão e produção, pelo que as cores do produto final podem diferir em +/-15% dos valores do desenho.

Vale mesmo a pena dedicar algum tempo a ler as bases da Wikipedia sobre o espaço cromático, a cor e a visão crom ática em geral.

Num mundo perfeito, tudo deveria ser calibrado, mas, na realidade, trabalhar com o cliente à distância é realmente difícil e, muitas vezes, até impossível, uma vez que ultrapassa o preço do próprio produto. Assim, mesmo que obtenha toda a aceitação do design gráfico por parte do seu cliente, quando chegar ao produto final, pode ser confrontado com uma reclamação baseada na cor, uma vez que as cores podem ter sido avaliadas de uma forma muito incorrecta.

Prova de cor

De seguida, enumeramos algumas limitações associadas aos diferentes tipos de técnicas de impermeabilização.

 

  • No caso de uma prova impressa calibrada SPR (impressão calibrada), podem existir desvios de cor devido a diferenças na tecnologia de impressão e no substrato utilizado (tipo de papel), bem como ao tipo de luz utilizado para a avaliar. Deve ser utilizada a luz natural do dia ou uma fonte de luz calibrada, caso contrário, a avaliação das cores à luz artificial pode conduzir a erros como, por exemplo, o castanho parecer violeta. Alguns papéis reflectem a luz de forma diferente de outros e, da mesma forma, alguns papéis absorvem as tintas muito mais do que outros, o que também tem impacto nas cores. A calibração ajuda a atenuar alguns destes problemas, mas não é perfeita. Assim, quando se tem uma grande encomenda e um cliente sensível às suas cores corporativas, esta é a melhor forma de avaliar as cores.

 

  • No caso de uma prova impressa (impressão não calibrada), podem existir desvios de cor devido a diferenças na tecnologia de impressão e no substrato utilizado (tipo de papel), bem como à reprodução de cores pela sua impressora de escritório não calibrada ou pela gráfica em linha. Para além disso, acrescentaremos tudo o que foi dito anteriormente sobre a luz e o papel. Não esperem obter o que vêem.

 

  • No caso da prova digital (monitor de computador calibrado), as cores serão diferentes devido à reprodução de cores diferente do seu monitor (emissivo vs reflexivo), muitas vezes à falta de configuração adequada do software de desenho gráfico ou à falta de calibração actualizada. Os monitores também utilizam uma fonte de luz emissiva, quando a impressão é reflexiva. Os monitores de computador para cobrir o espaço de cores CMYK têm de ter uma cobertura de 99% do espaço de cores AdobeRGB ou DCI-P3. Estes monitores são designados por wide gamut e muitos fornecedores têm para eles outras designações comerciais, como dreamcolour ou outras. No entanto, não espere obter exatamente o que vê.

 

  • No caso de uma “prova” digital (monitor de computador normal), as cores serão diferentes devido à reprodução de cores diferente do seu monitor e ao espaço de cores limitado que este pode reproduzir. Para além disso, não têm qualquer calibração do monitor e do software. Os monitores também utilizam uma fonte de luz emissiva quando a impressão é reflectora. As cores de impressão são impossíveis de mostrar em monitores sRGB, uma vez que o seu espaço de cor é simplesmente mais pequeno. Utilizar uma configuração deste tipo para avaliar cores é a pior ideia de todas, simplesmente não espere obter o que vê.

O principal objetivo de qualquer prova é uma avaliação geral do design gráfico, da distribuição dos elementos, do tamanho e da correção dos textos, mas nunca reflectirá a impressão final a 100%, especialmente as cores.

Por isso, certifique-se de que o seu cliente compreende tudo isso e de que não foram feitos atalhos na explicação. Caso contrário, poderá ser objeto de uma reclamação por parte do cliente.

Respondendo a uma pergunta, se pudermos fazer apenas um pequeno teste, apenas algumas peças do vosso produto de marca para avaliar as cores? É sim e não.

Devido à forma como a nossa produção está organizada, custar-lhe-ia o mesmo que a MOQ (quantidade mínima de encomenda), pelo que muitas vezes é o mesmo que encomendar 1000 copos de papel personalizados, pelo que simplesmente não o fazemos separadamente. Tenha também em atenção que as nossas técnicas de impressão mudam, por isso, quando encomenda 1000 chávenas e 100.000 chávenas, utilizamos uma técnica diferente, o que também pode ter impacto nas cores. Mas há outra forma de verificar como o desenho ficará numa chávena – ver acima (tesoura e fita adesiva).

Tem medo que as cores impressas funcionem da forma que pretende?

Encomende uma amostra de impressão (SPR) – uma prova impressa, que é uma impressão digital calibrada que simula as cores do produto final, e observe-a no seu local em várias condições de iluminação. No entanto, tenha em atenção que ainda são possíveis pequenos desvios nas cores devido à utilização de diferentes papéis e técnicas de impressão, mas, ainda assim, é um método muito melhor de avaliação da cor do que olhar para ela num monitor de computador não calibrado com um espaço de cor sRGB limitado.

Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: SPR-Sample_Printout

3. Controlo da colocação e do tamanho

A imaginar como será o seu produto impresso à medida escolhido?

Encomende o serviço de visualização do produto (VIS) e nós preparamo-lo com base num desenho gráfico pronto, que nos fornecerá. Trata-se de uma representação 2D de um modelo 3D com os seus gráficos.

Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: rainbowcups design gráfico de copos de papel personalizados
Conceção gráfica de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: KPI-200TW (10) Copo de papel térmico de parede dupla (TW) para café com impressão personalizada 200-250 ml, 8 oz (VIS2)

Desenho gráfico de um copo de papel com marca no modelo rainbowcups

Visualização (renderização 3D)

Produto final (imagem real)

Outros exemplos de visualizações de chávenas de papel impressas por medida (VIS):

Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: visualização do design gráfico de copos de papel (66)
Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: visualização do design gráfico de copos de papel (40)
Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: visualização do design gráfico de copos de papel (45)
Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: visualização do design gráfico de copos de papel (51)
Design gráfico de copos de papel ecológico de marca, copos de gelado, porções de açúcar personalizadas com logótipo impresso individualmente: visualização de design gráfico de copos de papel (10)

4. A melhor maneira de verificar o design gráfico do copo de papel de marca

Pegue na fita adesiva e na tesoura com as suas mãos!

Basta encomendar SPR (impressão de amostra calibrada) ou, em alternativa, imprimir sem escala o desenho gráfico do modelo rainbowcups à escala 1:1 (mas não poderá avaliar corretamente as cores). Recorte-o com uma tesoura ao longo da linha de corte e junte os lados com fita-cola para formar uma chávena sem fundo. Colocar no copo branco existente ou noutra amostra de copo de papel.

Considere que os diferentes padrões e as linhas horizontais que correm à volta do copo podem não se juntar na costura vertical do copo de papel. Os deslocamentos verticais podem ser de até alguns mm, resultando em um resultado diferente do previsto (veja o exemplo ao lado, é costura, mas a ideia é a mesma).

Em seguida, verifique se todos os textos e logótipos têm o tamanho certo e estão nos sítios certos e se estão dobrados da forma correcta. Verificar se os textos e os logótipos são claramente visíveis e não estão distorcidos (ou se estão corretamente distorcidos). Por exemplo, devido à geometria do copo de papel (é um cone cortado de cabeça para baixo), se quiser que o logótipo ou o texto fique direito no copo, tem de ser dobrado no desenho para a grelha amarela. Se deixar uma linha reta ou um texto no desenho, este será visto como uma curva.

Tenha em atenção que, devido à diferença do papel utilizado, a cor branca e a temperatura da cor da camada exterior do copo podem diferir da camada interior, da embalagem e da selagem.

Verifique tudo à luz do dia e certifique-se de que está 100% satisfeito com o resultado e de que está ciente de possíveis discrepâncias relativamente à colocação, distorções e cores. Verifique duas vezes todos os textos e elementos gráficos, uma vez que imprimiremos exatamente o que vê.

Certifique-se de que faz tudo isto antes de aceitar finalmente o design gráfico, porque depois de chegar à produção, já é demasiado tarde.

Certifique-se de que o seu cliente está bem informado sobre o assunto acima referido e compreende todas as questões e nuances, tem expectativas realistas e verificou a conceção gráfica da forma correcta, caso contrário poderá ter problemas.

Continue a ler este guia especializado sobre Como escolher, encomendar e conceber copos de papel impressos personalizados